quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como vai a ordem e a lei neste País!!!



Vou-me pronunciar sobre esta notícia, focada em vários jornais!!!


Esta é a notícia:

- O Instituto da Mobilidade e dos Transportes está a recusar atestados de médicos dentistas para obtenção de cartas de condução. A Ordem dos Médicos Dentistas diz que é ilegal. A Ordem dos Médicos diz que, se assim fosse, até veterinários e de medicinas alternativas podiam passar atestados.
"Fiquei estupefacto quando um paciente me comunicou que o atestado médico que lhe tinha passado, para ele revalidar a carta de condução, tinha sido recusado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com o argumento de que só aceitava documentos emitidos por médicos. Isso é um insulto, barbaridade e tremenda ilegalidade", disse, ao JN, bastante indignado, um médico dentista do Porto, deixando uma pergunta: "Afinal, há duas categorias de médicos: os de elite e os de refugo?".


Esta a minha interpretação:

- Eis aqui um caso, em que todos ralham e não têm razão. E o pior que tudo é que “juristados” ou não, não passam de uns “trambalazanas baratos”, mal-educados e com falta de respeito por outros colegas. Isto, apesar de terem uma licenciatura ou até um doutoramento em medicina!!!



1 – É vergonhoso, que uma Ordem de Médicos, teça considerações ofensivas sobre a não atribuição de competências aos seus colegas médicos dentários. Pior ainda, quando nessas mesmas considerações, tem o desplante e a estupidez de mencionar desqualificativamente outras áreas de medicina, que não tinham nem eram chamadas ao assunto



2 – Os indivíduos dessa Ordem, que aprendam a respeitar todo e qualquer outro género de indivíduo e de cura, pois eles não são os Deuses. A medicina como hoje se estuda nas faculdades, em tudo se deve ao “curandeirismo” dos primórdios dos tempos. Deviam ler e saber da vida passada, cheia de bons exemplos e generosidade, de alguns verdadeiros doutores da medicina (a exemplo Dr. João Semana, Dr. Gomes de Araújo, Dr. Moita, Dr. Ramalho Fontes e outros). Deviam deixar de se “armar” em srs. das leis, negociantes ou políticos.



3 – Quanto ao exame médico para renovar ou tirar a carta de condução, poderia eu dizer, que qualquer médico dentista, médico veterinário, médico de medicinas alternativas, ou qualquer médico dessa Ordem de Médicos, estaria capacitado e apto a fazê-lo. Só que, quem tem a obrigação de decidir é o governo e se eu governasse, legava tal autorização ou competência aos médicos de Clínica Geral e a mais nenhum outro, porque os outros têm as suas próprias especialidades, como os dentistas. Caberia aos médicos de Clínica Geral, caso achassem necessário, mandar fazer os exames a outra ou a outras especialidades, mas no final era sempre o responsável!!!



Que se deixem todos de tretas e passem a ser gente honesta, de conversas e atitudes necessárias!!!



 A saúde não é para brincadeirinhas entre “médicosinhos” mal comportados!!!





José Veiga

1 comentário:

  1. Concordo com a ideia de apenas os médicos de Clínica Geral poderem passar essas declarações, tal como quaisquer outras - apenas eles conseguem ter a noção do paciente como indivíduo completo e fazer avaliações válidas, especialmente hoje em dia, em que as especializações tolhem o conhecimento do todo e até algo tão essencial como o saber lidar com o paciente como pessoa e não apenas como objecto de estudo se perde...

    ResponderEliminar